Apresentação

O PPG-Arte participa, por meio de seus professores e alunos, de projetos, grupos, redes, eventos e associações nacionais de pesquisa, exercendo, em muitas dessas instâncias, papel de liderança e protagonismo. Os formatos destes intercâmbios podem assumir um caráter mais interinstitucional, como os projetos, mais permanente, como os grupos, ou mais aberto, como as redes e associações. O PPG-Arte desenvolve diferentes modalidades de intercâmbios institucionais que incluem desde projetos de integração da universidade a Educação Básica até convênios com instituições nacionais e internacionais que preveem acordos bilaterais, estágios em pesquisas dos professores e alunos do programa no exterior, participação de docentes do exterior no PPG-Arte, participação de professores do PPG-Arte em eventos e Conselhos Editoriais no exterior, etc.

Para melhor ilustrar investimentos do PPG-Arte em intercâmbios institucionais e oportunizar melhor visão do seu crescimento em busca de indicadores de excelência, apresentamos separadamente uma síntese de cada uma das modalidades Nacionais e Internacionais. Por problemas de espaço, destacamos somente alguns destes intercâmbios, apresentando-os a partir dos formatos que eles adquirem na prática acadêmica, tendo presente, no entanto, que estes formatos se sobrepõem e se articulam mutuamente nacional e internacionalmente. O Programa realiza intercâmbios que integram, entre seus participantes, professores e estudantes de outros programas de pós-graduação do Brasil e exterior.

Em 2015, o PPG-Arte realizou, 14 eventos que integram Pós-graduação e Graduação: Seminário Métodos Visuais & Culturas das Imagens; II Encontro Grupo Modos: Histórias da Arte em Coleções; XXXIII Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte; Understanding Visual Music - UVM 2015 Symposium; 6º CoMA - Coletivo da Pós-graduação em Arte; III Colóquio Antropologias em Performance, Seminário Arte & Educação # 2: Que formação queremos? 14# Encontro Internacional de Arte e Tecnologia; 7o Congresso Internacional de Design da Informação - CIDI 2015; 7o Congresso Nacional de Iniciação Científica em design da informação -  CONGIC 2015. Encontro do TRANSVIAÇÕES. Encontro performance corpo poética.

A análise dos dados referentes às atividades desenvolvidas por um número significativo de docentes, que muitas vezes envolvem seus discentes, ou se conjugam com egressos, evidencia compromisso do Programa com a comunidade externa. Trata-se de consultorias, assessorias, parcerias, cursos de extensão, participação na gestão de projetos maiores que envolvem editais, conforme descritos no relatório. Nesse item vale sinalizar que o Programa de Pós –Graduação em Arte - PPG-Arte, da Universidade de Brasília é a única instância públicas no Distrito Federal oferecendo formação em Mestrado e Doutorado na área de Artes Visuais, com certeza acarretando uma demanda muito maior do que poderia ser atendida aqui e nas fronteiras próximas.

O PPG-Arte exerce atividades solidárias com outros cursos de pós-graduação da UnB e, principalmente, com os professores recém contratados que não dispõem de instalações ou equipamentos em seus departamentos, ou que carecem de influência para obtê-los por não pertencerem ao quadro permanente dos cursos de pós-graduação. Atentos ao fato do Instituto de Artes- IdA e da UnB , em geral, ter contratado muitos professores nos últimos quatro anos, as ações solidárias expressaram-se pela disponibilização do uso de Laboratórios para multiusuários com projetos financiados (LIGO, MIDIALAB, LIS, LEME) garantindo o acesso de todos os pesquisadores da UnB e das instituições conveniadas a equipamentos de alto custo.

O PPG-Arte tem alunos/egressos oriundos de todas as regiões do DF e entorno do Goiás. O programa possui egressos em diversos estados brasileiros visto se constituir em um polo para as regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e ter diversos alunos oriundos do Rio Grande do Sul e Sudeste. Estes retornam a seus estados de origem para atuar em projetos especiais  e convênios de graduação, pós-graduação lato-sensu e outros tipos de formação de professores e artistas. Esses profissionais ocupam posição de destaque nos sistemas públicos estaduais e municipais de ensino, destacando-se a  Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer do Distrito Federal (SEEDF). Podemos citar algumas nucleações dos alunos formados a partir de 2000 os quais são alunos que montaram programas de pós-graduação ou laboratórios com linhas de pesquisa independentes (Ver Nucleação). Demais egressos aprovados como professores em concursos públicos em Faculdades e Universidades brasileiras (UnB, UFG, UFU, UFMG, UFRJ, UFC, UFRB, UEG, UDF,UNIP, UNIPLAN, IESB, IFB, IFG, etc.). O programa procura incentivar doutorado de docentes de instituições de ensino, principalmente públicas, para nucleação de novos grupos de pesquisa nas regiões Centro Oeste, Norte e Nordeste. É com certeza um dos programa de pós-graduação que mais contribuiu para formar docentes de Arte para outras instituições públicas do país.

Além disso, o PPG-Arte promove a integração de docentes de cursos da região Centro-Oeste como alunos ou como pesquisadores dos grupos vinculados às suas linhas de pesquisa (ex: Seminários e Encontros de pesquisa promovidos pelas linhas de pesquisa e laboratórios do PPG-Arte). Da mesma forma, há a participação efetiva e constante dos professores do PPG-Arte em atividades promovidas por instituições da região Centro-Oeste: elaboração de pareceres, avaliação de iniciação científica, conferências, seminários, exposições, Bancas de concursos e de defesas.

Cabe destacar que, embora seja muito recente a formação de doutores pelo Programa (primeiros egressos em 2009), são vários os titulados que estão desenvolvendo atividades de orientação de Iniciação Científica, docência em Graduação e na Pós-graduação. Alguns deles estão organizando, com auxílio de professores do PPG-Arte, uma cultura de pesquisa em arte nas mais diferentes IES do país. Cabe ressaltar que boa parte de nossos ex-alunos de doutorado estão preocupados com a qualidade do trabalho acadêmico e se empenhando em publicar as suas teses em editoras de renome nacional e em periódicos qualificados.

Quanto à solidariedade, destacamos a atuação do PPG-Arte em projetos voltados para cooperação com programas situados nas regiões Norte e Centro-Oeste, por meio dos cursos à distância que representam intercâmbio e solidariedade institucional. Os cursos de Artes Visuais e Cênicas da UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL/UAB, UnB atingem 06 ( seis) polos no Acre: Acrelândia, Brasiléia, Cruzeiro do Sul, Rio Branco, Sena Madureira, Tarauacá; e 2 (dois) No centro-oeste:  Palmas, Posse. Ainda atende 04 cidades do Sudeste: Barretos e Itapetininga e, São Paulo; e Buritis e Ipatinga, em Minas Gerais.

No âmbito da própria UnB, o Programa interagiu com 12 diferentes Departamentos/Cursos.  Além disto, vários estudantes de outros Programas cursaram disciplinas da nossa Pós-Graduação, bem como realizam estágios em nossos Laboratórios.

Outra ação importante diz respeito a participação do PPG-Arte na colaboração com outros Programas de Pós-Graduação, voltados para novos rumos na pesquisa. Destacamos a atuação das experiências inovadoras relacionadas às metodologias de Investigação em Artes pesquisada no PPG-Arte pelo grupo de Pesquisa TRANSVIAÇÕES: Educação e Visualidade (Belidson Dias, Leisa Sasso. Tatiana Fernandez, Lucas Brum, Adriana Barroso, Luisa Gunther). Por interesse de outros programas de Pós-graduação brasileiros e do Exterior (ex. UFG, UNIFAP, UFMS, UFPEL, UFRGS, UBC, UB) o grupo, nos últimos anos, interagiu por meio de cursos, minicursos, palestras, conferências e comunicações em eventos com o objetivo de promoção de intercâmbios de professores e alunos do Brasil e do exterior; a realização de seminários de pesquisa e de cursos referentes ao temas; publicações envolvendo alunos de pós-graduação, pós-doutores e docentes, de vários programas e universidades para explorar em profundidade diferentes abordagens e métodos para a realização de pesquisas em Artes, em Educação em Artes Visuais, e em Educação.

Quanto à solidariedade, destacamos a participação expressiva de pesquisadores e artistas de outras instituições de Pesquisa e Ensino de diferentes regiões brasileiras em nossos 14 eventos realizados em 2015. A atuação do PPG-Arte na promoção de Eventos representa integração com outras Graduações e Pós-graduações e a comunidade externa. Destacamos a participação expressiva de pesquisadores, professores e alunos que participam anualmente da ANPAP, ABRACE, INSEA, FAEB, ABCA, CBHA, e ASPAS.

O Programa entende que uma forma importante de inserção social se dá pela participação de seu docentes e discentes em projetos de Integração da Universidade com Escola e a comunidade, em  eventos acadêmicos e artísticos, na publicação de seus resultados de pesquisa e na participação de membros externos nas bancas de defesas públicas de seus orientandos de Mestrado e Doutorado.