Apresentação

A admissão de alunos para o Programa de Pós-Graduação em Arte, cursos de Mestrado e Doutorado, é feita por seleção pública anual de candidatos. Para inscrever-se no processo de seleção, o candidato deverá satisfazer as seguintes exigências: 

para o Mestrado - Ser Graduado em curso de graduação em Arte ou área afim e ser aprovado em todas as etapas do processo de seleção, conforme os critérios estabelecidos em edital específico

para o Doutorado - Ser Mestre em curso de graduação em Arte ou área afim e ser aprovado em todas as etapas do processo de seleção, conforme os critérios estabelecidos em edital específico .

O edital contém todas as informações referentes ao processo de seleção, os locais e as datas de realização das etapas e de divulgação dos resultados. Os candidatos ao PPG-Arte devem escolher uma dentre as 5 linhas do Programa. São submetidos à prova de análise do Projeto de pesquisa, prova escrita conhecimentos, prova oral, prova de títulos e avaliação de produção artística e bibliográfica, e provas de línguas estrangeiras (no caso do Mestrado uma e do doutorado: duas línguas). O projeto deve estar em consonância com as orientações da Linha selecionada, ter uma construção clara e objetiva do problema da pesquisa, apresentar coerência e consistência da linguagem e das ideias, utilizar adequadamente o referencial teórico e apresentar atualidade na problemática. 

o PPG-Arte/UnB tem promovido a qualificação de pessoal para o ensino superior, técnica e Educação Básica na área de Arte: artes visuais e artes cênicas. Estes discentes egressos estão fortemente presentes na produção artística local, nacional e tende à internacionalização das atividades de seus docentes e discentes, principalmente os doutorandos. Desde sua implantação o PPG-Arte/UnB formou 285 pessoas sendo Mestrado- 240 alunos, e  Doutorado- 45 alunos

Para 20 vagas Mestrado e 25 de Doutorado, em 2014 na seleção de candidatos/as às vagas do programa de pós-graduação em arte para os cursos de mestrado acadêmico e doutorado para entrada em março de 2015 houve 56 inscrições para Mestrado e 33 inscrições para Doutorado. Foram aprovados na seleção 21 mestrandos e 18 doutorandos: 

  • Arte e Tecnologia - Doutorado 06; Mestrado 03; 
  • Educação em Artes Visuais - Doutorado 02; Mestrado 09
  • Poéticas Contemporâneas Doutorado: 03; Mestrado 04.
  • Processos Composicionais para Cena -Doutorado 04; Mestrado  0.
  • Teoria e História da Arte Doutorado 02; Mestrado 05; 

Em 2015 o Colegiado do PPG-Arte decidiu pela mudança da data da seleção de candidatos para o Mestrado e Doutorado e a data de entrada dos discentes no programa. A seleção dos candidatos que ocorria no 2° semestre de cada ano passa a ocorrer no 1° semestre, e a entrada que se dava em março passa a ocorrer em agosto. A maior razão para essa mudança foi a falta de verbas para custear a vinda dos membros externos para as bancas, visto que estas historicamente se acumulam entre Fevereiro a Abril. Não existe verba PROAP/CAPES neste período e os recursos próprios do PPG-Arte oriundos das taxas de matrículas para o edital de seleção e de Alunos especiais, ficavam retidas pele união. Desse modo muitas vezes os custos de trazer um membro externo, em um programa que neste quadriênio apresenta média de defesas superior a 40 por ano, passou a ser um grande problema para presidentes de Bancos, discentes e o PPG-Arte como um todo. Ademais O DPP/UnB não permite  a participação em bancas via Informe/relatório do membro externo, só aceitando a participação in loco ou por EAD. No sentido de valorizar a vinda de avaliadores externos ao Programa o PPG-Arte e também para ganhar mais seis meses para reformular adequadamente os Editais de seleção para Residentes no Brasil e Residentes no Exterior, além de ajustar melhor a distribuição de vagas por membro do colegiado. 

Na seleção de candidatos/as às vagas do programa de pós-graduação em arte para os cursos de mestrado acadêmico e doutorado para o segundo período letivo de 2016 serão oferecidas um Total de 76 (setenta e seis) assim distribuídas : Doutorado: 35 (Trinta e cinco) vagas; e Mestrado Acadêmico: 41 (quarenta e uma) vagas. Inscrições abrem em Abril.

na seleção de candidatos/as  com residência permanente no exterior às vagas do programa de pós-graduação em arte para os cursos de mestrado acadêmico e doutorado para o segundo período letivo de 2016 serão oferecidas um Total de 05 (Cinco) Vagas conforme a seguinte distribuição Mestrado Acadêmico: 3 (três) vagas  e Doutorado: 2 (Duas) vagas. Inscrições abrem em Maio.

 

Para reafirmar a integração entre as Linhas de Pesquisa do PPG-Arte salientamos que muitos dos projetos desenvolvidos pelos discentes da Linha Processos Composicionais para a Cena estão vinculados a pesquisas em Arte e Tecnologia e Poéticas Contemporâneas, e vice-versa, não representando dicotomia no Programa, mas sim, fortalecimento e integração, conforme afirmado pela CAPES em 2012.