Grupos de Pesquisa

Corpos Informáticos

Grupo de pesquisa com discentes, docentes e técnicos dos Departamentos de Artes Cênicas e Artes Visuais. Pesquisa em Arte Contemporânea com foco em composição urbana, performance, videoarte e webarte. Trabalha com conceitos criados pelo Grupo: pronoia; composição urbana; mar(ia-sem-ver)gonha; fuleragem entre outros.

 

Maria Beatriz de Medeiros

Página do grupo: www.corpos.org

Curadoria, Memória e Transtextualidade

O Grupo de Pesquisa Curadoria, Memória e Transtextualidade reúne projetos de perspectivas transdisciplinares. Consideram-se as contribuições de diferentes áreas de conhecimento na construção de percursos metodológicos que, vinculados à Arte e à História da Arte, definem relações com a História, a Semiótica, a Antropologia e a Filosofia. Seu evento inaugural é A Fragmentação da Arte: Narrativas Excêntricas para o Estudo da Arte no Centro-Oeste (UnB, 2008), com a participação de docentes do Programa de Pós-Graduação em Cultura Visual da UFG e, também, da UFRGS. Para analisar a produção de sentido, destacam-se relações entre os elementos de um objeto de pesquisa em reciprocidade interna (intratextuais) e externa (contextuais). Ao reunir temas vinculados a diferentes períodos da História da Arte, sobretudo no Medieval e no Moderno, adota-se o princípio anacrônico e atribui-se aos objetos artísticos função além da evidencia eucrônica e da originalidade que os caracteriza.

 

Elisa de Souza Martinez e Maria Eurydice de Barros Ribeiro​

Página do grupo 

Modernismo e Discursos Utópicos​

O Grupo de Pesquisa Modernismo e Discursos Utópicos compreende o estudo, a análise e a pesquisa no campo das artes visuais como um conjunto de processos interligados em uma abordagem transdisciplinar. Vinculado às linhas de pesquisa Poéticas Contemporâneas e Teoria e História da Arte, o grupo aborda a relação entre obra de arte e seu contexto situacional (Argirdas Julien Greimas), a produção de sentido em ato (Eric Landowski) e a relação entre narratividade e preposterous history (Mieke Bal). Partindo da reflexão sobre o contexto de produção teórico-prática, o grupo tem o modernismo e os discursos fundadores de sua materialização em Brasília como referência histórica na análise dos procedimentos de apagamento das fronteiras do campo da arte nas utopias urbanas. Vinculam-se a este grupo os projetos individuais de pesquisa de seus participantes, abrangendo os sistemas de exposição da obra de arte em espaços institucionais e os dispositivos de produção artística na contemporaneidade.

Elisa de Souza Martinez e Vicente Martínez Barrios​
Página do grupo 

Vaga-Mundo: Poéticas Nômades (CNPq)

O Grupo de Pesquisa Vaga-mundo: Poéticas Nômades reúne artistas-pesquisadores, mestrandos e doutorandos ligados ao Instituto de Artes. Realizando pesquisas poéticas em diversas linguagens artísticas (instalação, vídeo, livro de artista, desenho, pintura, fotografia e instalação sonora), o que reúne os membros do grupo é o desejo de investigar as relações entre o homem e a paisagem, entre a imensidão dos espaços e a singularidade daquele que os percorre. Para tanto, algumas noções são fundamentais e norteiam toda a pesquisa: horizonte, paisagem, olhar, viagem, imensidão, deserto, geopoética, escrita, entre outras.

 

Karina Dias 

Página do grupo: https://www.facebook.com/poeticasnomades