Grupos de Pesquisa Internacionais

Integrantes do Programa participam do Grupo CULTURA VISUAL  E EDUCAÇÃO (UFG). Participam docentes e discentes do Programa nesta publicação. Atualmente, o grupo congrega 12 (doze) professores pesquisadores de diferentes universidades do país , um pesquisador da UDELAR - Universidad de La Republica Uruguai e alunos de graduação e pós-graduação. Este Grupo articula uma extensa rede de pesquisadores da América Latina, Europa e EUA. O grupo tem publicado regularmente artigos científicos, editado coletâneas e organizado atividades nos principais eventos internacionais da área. Um dos canais do é a Revista Visualidades.

 

Professores do Programa participam do grupo de pesquisa GEPAEC- GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM ARTE, EDUCAÇÃO E CULTURA ( UFSM). Atualmente, o grupo congrega 22 (vinte dois) professores pesquisadores de diferentes universidades do país, um pesquisador da Universidad de Barcelona – Espanha e alunos de graduação e pós-graduação. Seus principais resultados podem ser auferidos pela publicação conjunta de artigos e textos em livros  periódicos brasileiros e Latino Americanos por parte dos pesquisadores envolvidos no projeto. Um dos canais do é a Revista Digital do LAV.

 

Uma professora do Programa participa do GESTO - Grupo de Pesquisa em Oralidade e Performance, da UFSC, com o qual tem organizado eventos (três edições do Colóquio Antropologias em Performances), publicado dossiês temáticos em periódicos científicos e participado de coletâneas.

Integrantes do Programa participam do Grupo de Pesquisa ARTE COMPUTACIONAL (UnB) . Atualmente, o grupo congrega 19 (dezenove) professores pesquisadores de diferentes universidades do país. O grupo participa de associações de pesquisa, tais como: Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas, Grupo de Trabalho em Poéticas Digitais do Programa de Pós-Graduação da área de Comunicação, Grupo de Arte e Tecnologia da SIBIGRAPI e CAIIA - Universidade Saint Denis-Paris. Anualmente, desde 1989, o grupo tem apresentado as pesquisas realizadas em Multimídia, Hipermídia e Realidade Virtual, dentre elas destacamos: Mediações, Instituto Cultural Itaú - 1997; II Bienal do Mercosul, realizada na cidade de Porto Alegre (1999), Invenção. encontro internacional realizado no Instituto Cultural Itaú, com apoio do CAIIA, ISEA (Sociedade Internacional de Arte Eletrônica-1999), Futurs Emergents, Rencontre Arts, Sciences/Nouvelles Technologies (França 1999), Parcerias com Universidade de Aveiro - Portugal, e Saint Denis, Paris VIII, Coordenação dos Encontros Internacionais de Arte e Tecnologia em Brasília (#ART).

Integrantes do Programa participam do Grupo de Pesquisa Mediação em Arte e Cultura – Teorias e métodos, da Escola Guignard da UEMG, onde abriram há cerca de dois anos um mestrado nessa área.

Integrantes do Programa participam do Grupo TRANSVIAÇÕES : Educação e Visualidade (UnB). Atualmente, o grupo congrega 06 (seis) professores pesquisadores de diferentes universidades do país,  02 (dois) Pesquisadores colaboradores do Canadá e 02 (dois) da Espanha, e 20 (vinte) alunos de graduação e pós-graduação. O grupo tem publicado regularmente artigos científicos, editado coletâneas e organizado atividades nos principais eventos da área, além de encontros regionais anuais. Entre os eventos destaca os Seminários Internacionais  Métodos Visuais & Cultura das Imagens, e o Arte-Educação: Que  Formação Queremos, realizados bianualmente, que vem sendo organizado conjuntamente com participação de professores e alunos de pós-graduação e de graduação de várias universidades.

Integrantes do Programa participam do Grupo de Pesquisa IMAGENS E(M) CENA  (UnB) . Atualmente, o grupo congrega 06 (seis) professores pesquisadores da UnB e 22 (vinte e dois) alunos de graduação e pós-graduação. Envolve pesquisadores da UnB, da Secretaria de Educação do DF, do IFB, da UFMA e da UFPB. O grupo tem publicado regularmente artigos científicos, capítulos de livros e produzido vídeos experimentais e documentários, com circulação em festivais nacionais e internacionais.

Professores do Programa participam do grupo de pesquisa MODERNISMO E DISCURSOS UTÓPICOS (UnB). Atualmente, o grupo congrega 04 (quatro) professores pesquisadores da UnB e alunos de graduação e pós-graduação. Vinculam-se a este grupo os projetos individuais de pesquisa de seus participantes, abrangendo os sistemas de exposição da obra de arte em espaços institucionais e os dispositivos de produção artística na contemporaneidade. Seus principais resultados podem ser auferidos pela publicação de artigos e textos em livros e  periódicos brasileiros e no exterior.

Integrantes do Programa participam do Grupo de Pesquisa MODOS - HISTÓRIA DA ARTE: MODOS DE VER, EXIBIR E COMPREENDER. O Grupo reúne pesquisadores de cinco universidades públicas brasileiras (Unicamp, UFRJ, UnB, UFBA e UFRGS), atuantes em seus respectivos programas de pós-graduação. O Grupo realiza anualmente eventos para debater as pesquisas em andamento. 2014: História da Arte em exposições. Unicamp; 2015: II Colóquio Internacional Coleções de Arte em Portugal e no Brasil nos séculos XIX e XX: histórias e conexões. II Encontro do Grupo Modos: Histórias da arte em coleções. Rio de Janeiro, Fundação Casa de Rui Barbosa.

Integrantes do Programa participam do Grupo de Pesquisa MOUSIKÊ - TEXTUALIDADES DRAMÁTICO-MUSICAIS  (UnB) . Atualmente, o grupo congrega 03 (três) professores pesquisadores da UnB e  05 ( Cinco) alunos de graduação e pós-graduação. Compondo, realizando e produzindo obras dramático-musicais no Brasil. In: Ninth International Congress of the Brazilian Studies Association, New Orleans. EUA. --As implicações performáticas da escrita fugal:Uma leitura de A arte da fuga, de Bach. Tônica. Procedimentos de Explicitação da Dramaturgia Musical de Ésquilo: Relato de Duas Investigações. III Congresso Internacional de Estudios Clássicos Cidade de México. As bodas de Figaro, de W. Mozart. Teatro Ulysses Guimarães, Brasília. -Carmen, de G. Bizet. teatros Sesi, Teatro Nacional,Brasília. Cavalleria Rusticana, de P.Mascagni. Teatro Nacional,. O empresário, de Mozart. Teatro Nacional, Saul, de Marcus Mota e Guilherme.

 

Uma professora do Programa é associada na SIEF - Societé Internationale d´Ethnologie et Folklore e atua como pesquisadora associada no CRILUS - Centre de Recherches  Interdisciplinaires sur le monde lusophone, da Université Paris Ouest - Nanterre / La Défense (França).

Professores do Programa participam do grupo de pesquisa POÉTICAS DO CORPO (UnB) . Atualmente, o grupo congrega 07 (sete) professores pesquisadores de diferentes universidades do país e alunos de graduação e pós-graduação. Seus principais resultados podem ser auferidos pela publicação de artigos e textos em livros e  periódicos brasileiros e no exterior.

Integrantes do Programa participam do GRUPO VOCALIDADE & CENA (UnB). Atualmente, o grupo congrega 04 (quatro) professores pesquisadores de diferentes universidades do país e  07 (sete) alunos de graduação e pós-graduação.