Arte e Tecnologia (AT)

A linha de pesquisa Arte e Tecnologia tem por objetivo o estudo e desenvolvimento de poéticas artísticas, aprofundando estudos com metodologia transdisciplinar, com pesquisas que permitam analisar a vida, o processo de criação e o percurso criativo dos artistas, quando sua produção se mistura com a ciência e tecnologia, se apresentando desta forma, adequada para o entendimento do Pensamento Complexo.

Esta linha de pesquisa propõe-se, também, a elaborar reflexões sobre as conseqüências das possibilidades fornecidas pelas novas tecnologias no ensino da arte e no design. Sabe-se que nos dias atuais o desenvolvimento cada vez mais intenso de novas tecnologias ao alcance dos artistas tem possibilitado criações antes não imaginadas, seja pela abrangência dos meios de comunicação, como pelas possibilidades de criações transdisciplinares. Tais fatos têm alterado muito o perfil do artista, incorporando às novas criações equipamentos computacionais e multimídia, na criações de ambientes, instalações e experiências artísticas multisensoriais, como nas intervenções urbanas interativas, utilização de códigos de programação e criações artísticas elaboradas por profissionais outros que não aqueles com formação artística exclusiva, com é o caso de designers, matemáticos, cientistas da computação e demais profissionais.

A utilização do computador como parte dos instrumentos e mídias de criação em arte é muito recente e remonta aos anos 60 do século XX. Assim, ainda é preciso estruturar reflexões e estudos sobre as conseqüências dessas novas possibilidades criativas, bem como “desenhar” sua história. Por outro lado, as múltiplas e crescentes possibilidades que os meios digitais possibilitam, sobretudo as novas relações entre arte, tecnologia e ciência, têm feito das universidades o local ideal para o desenvolvimento de pesquisas na área. Com relação a esta última colocação, é importante lembrar que o Mestrado em Artes da Universidade de Brasília foi iniciado com a área de concentração denominada “Arte e Tecnologia da Imagem”, à qual, posteriormente, foram incorporadas outras linhas de pesquisa, a saber História da Arte e Poéticas Contemporâneas.

Assim, o fortalecimento da linha de pesquisa Arte e Tecnologia é mais um meio de reforçar uma área em que o corpo docente do Departamento de Artes Visuais, Instituto de Artes, já vem realizando com sucesso estudos e criações artísticas reconhecidas nacional e internacionalmente. A linha é responsável pela organização e coordenação do Encontro internacional de arte e tecnologia, em conjunto com outras instituições de ensino do Brasil e exterior.  

Nossas lembranças e homenagens aos professores que se aposentaram como Silvio Perini Zamboni e Tânia Fraga e, ainda, as nossas saudades e agradecimentos àqueles que não se encontram mais conosco como Lygia Saboia e Douglas Marques de Sá, cujas pesquisas e criações desenvolvidas sempre serão citadas e lembradas.