Cultura e Saberes em Artes (CSA)

O eixo principal da linha de pesquisa é a reflexão teórico-prática e metodológica de aspectos relacionados aos processos criativos envolvendo culturas e saberes relacionando conhecimentos da visualidade do movimento, da musicalidade e da teatralidade. As pesquisas contemplarão manifestações expressivas tradicionais e contemporâneas envolvendo e problematizando diferentes gêneros, etnias, culturas e/ou períodos históricos. Ademais, abarcarão processos criativos, realizados ou em andamento, assim como a proposição e estudo de novos processos. 

A linha de pesquisa insere-se como espaço de teorização, discussão, investigação e sistematização de habilidades, saberes, práticas envolvidos na composição, realização e recepção de obras em suas diversas modalidades nas quais os conhecimentos aplicados envolvam a corporalidade e a visualidade como ponto de partida da investigação. 

A linha promove a expansão e/ou desenvolvimento de métodos de pesquisa e processos criativos os quais visam atender artistas, professores e pesquisadores do campo da Arte.