Educação em Artes Visuais (EAV)

O eixo principal da linha de Pesquisa em Educação em Artes Visuais(EAV) é a investigação das práticas, realizações, teorias e metodologias da educação visual e suas tecnologias na sociedade contemporânea. Os estudos ressaltam os deslocamentos epistemológicos na atualidade das questões da arte/educação ao promover a integração de instituições, saberes e práticas das pedagogias visuais. Do mesmo modo promove e reflete a expansão da área de EAV, preparando os candidatos para uma grande variedade de contextos de atuação, incluindo escolas, museus, instituições culturais, organizações comunitárias de base, e configurações alternativas. A linha é um espaço de convergência que agrega pesquisadores, professores e praticantes de campos multidisciplinares em EAV. 

A intenção é inspirar, engajar e provocar educadores em artes visuais a compreender, investigar modelos curriculares e possibilidades pedagógicas com profundo envolvimento das artes visuais, na cultura, e na sociedade. Dentro de uma pesquisa ampliada a linha de pesquisa em Educação em Arte Visuais se propõe a: estimular e conduzir pesquisas dentro de uma vibrante comunidade de pesquisa colaborativa que foque em metodologias e conteúdos relevantes para as artes visuais; proporcionar modelos e desenvolver práticas de ensino em artes visuais socialmente responsável e ecologicamente consciente em vários contextos culturais; e proporcionar liderança e envolvimento com organizações culturais e profissionais das artes visuais locais, nacionais e internacionais. 

Os principais objetivos da linha são preparar os alunos para: ensinar em programas de Educação em Artes Visuais em instituições de ensino superior, as configurações da educação museal, e em cargos administrativos municipais, estaduais e nacional; realizar pesquisas e contribuir para a literatura em Educação em Artes Visuais; estar informado sobre a preparação do professor do ensino Básico e áreas afins e teoria da Educação em Artes Visuais contemporânea e prática, e tornar-se profissionalizado através de apresentações em conferências e através de publicação de suas próprias pesquisas.